No cotidiano, é possível perceber que nós como sociedade viemos em grupos, sejam eles por questões de gênero, trabalho, gostos similares, expressão cultural, etc. Dentre esses grupos é possível perceber formas de se comportar e falar completamente únicos, uma pessoa pode participar de diversos grupos e se portar da maneira adequada em cada um deles sem nem ao menos perceber que o faz. Nós como juniores, quando entramos nesse mundo empresarial e inovador, nos deparamos com o mais vasto universo de expressões e portes que você pode imaginar, é até engraçado como apenas alguns meses de vivência pode mudar uma pessoa, em valores e expressões.

Existem diversas nomenclaturas dentro do MEJ que vista por olhos de fora, podem ser confusas de se entender, a própria sigla “MEJ” em si já é uma delas, mas não se preocupe, vamos listar algumas das falas mais usadas e a importância de cada uma delas dentro de uma empresa júnior.

 

MEJ: Movimento Empresa Júnior. Como pode ver, ela se refere a todo o movimento, não apenas do estado ou até mesmo do país, mas globalmente, como empresários júniores que somos, estamos sempre um passo a frente e procuramos estar antenado no que acontece no movimento como um todo

 

EJ´s: Empresas Juniores.  Pode parecer similar ao MEJ, mas EJ é usado em base para se dirigir uma empresa específica ou um grupo delas, EX: “A EJ da UVV é muito eficiente” ou “todas as EJ’s do estado irão participar do evento beneficente”.

 

Clusters: o nível/nota da Empresa Júnior. O cluster nos ajuda a definir e identificar em que nível uma determinada EJ está dentro do MEJ (percebeu que você já pode entender essa primeira frase cheia de siglas? Kkkk) os níveis variam de 1 à 5, sendo que toda EJ iniciante e federada começa no cluster 1, e a medida que vai crescendo se torna por fim uma EJ cluster 5.

 

Pós-Júnior: pessoas que participaram do movimento de empresas juniores e já saíram. Mas que muitos de certa forma, continuam vinculados ao MEJ, pós-júniores geralmente apoiam e dão suporte àqueles que iniciaram na empresa, seja dando conselhos de suas experiências ou simplesmente dando boas vinda aos novatos que estão iniciando sua carreira.

 

ENEJ: Encontro Nacional de Empresas Juniores. Como o nome já nos traz, é o nosso evento nacional do movimento, nele é que ocorre a maior reunião (em termos de diversidade) de empresas juniores, são dias repletos de empreendedorismo inovador, companheirismo e aprendizado. O encontro desse ano (2018) ocorre entre agosto e setembro e será sediado por Minas Gerais na cidade de Ouro Preto.